1- Por que as vezes falta desejo sexual?
São várias as razões, que podem ter origem desde causas orgânicas, psicológicas e/ou sociais. TPM (tensão pré-menstrual), estresse, depressão, preocupação, certos medicamentos para regimes alimentares e alguns antidepressivos, podem inibir temporariamente a libido. Se este for o caso, a pessoa deve procurar um médico.
Quando as causas são psicológicas, nem sempre é tão simples identificá-las. Há casos em que a mulher tem problemas com a auto-imagem, ou seja, não está satisfeita com o próprio corpo e acredita que o parceiro vai compará-la à outras mulheres ou às modelos das revistas. Em conseqüência, fica inibida e não quer se expor na intimidade, prejudicando a vida sexual de ambos. Outros fatores que contribuem, são tabus e preconceitos ou algum trauma relacionado ao sexo. Deve-se também considerar que, muita vezes, é a relação que não anda bem.
2- Todo obeso tem menos vontade de fazer sexo? Por que?
Não, nem todo obeso. É claro que quando o peso está muito acima do normal, 140 quilos, por exemplo, há uma alteração hormonal que tende a prejudicar a libido. Alguns estudos concluem que a obesidade está associada à falta de desejo, até pela dificuldade de performance corporal. De qualquer forma, a obesidade prejudica a qualidade de vida da pessoa e a sexualidade está incluída.
3- O casamento faz com que as pessoas façam menos sexo? Por que?
Sim, é bem freqüente que isso aconteça, a correria do dia-a-dia e as responsabilidades vão nos absorvendo e como sabemos que a outra pessoa estará lá o tempo todo, muitas vezes vamos deixando para o dia seguinte e a sexualidade vai ficando de lado. Outra razão é a inevitável previsibilidade, a rotina que faz a relação perder o encanto. Por isso é muito importante se manter motivado para a sedução.
4- Falta de desejo sexual e frigidez é a mesma coisa? Explique:
Frigidez é um termo que não usamos mais e que há bastante tempo já caiu em desuso, devido ao seu sentido pejorativo. A falta de desejo pode ser temporária e nem sempre significa que a pessoa tenha um problema, pois ela pode estar ocupada com outras prioridades. Porém, quando a ausência de desejo sexual acontece por um período superior a seis meses é considerada como uma disfunção sexual, classificada como Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo.
5- Em uma relação a mulher tem menos desejo em fazer sexo do que o homem? Ou isso depende?
Não, isso não procede. Há mulheres que têm muito desejo sexual e homens que não têm.
6- Desleixo do parceiro pode fazer com que a pessoa perca o desejo sexual?
Sim, com certeza e isso acontece com freqüência.
7- Quais os fatores que mais influenciam na falta de desejo sexual?
Na maioria das vezes os psicológicos e emocionais.
8- O que fazer para recuperar o desejo sexual?
Isso vai depender da causa e para identificá-la é preciso fazer uma reflexão, que nem sempre é tão simples. A mulher ou o homem devem conversar com o médico e se não resolver, procurar uma terapia sexual, que vai ajudar a pessoa a entender seus conflitos e encontrar uma solução.
9- A idade interfere na falta do desejo? Pessoas mais velhas tem menos desejo que os mais jovens?
Não, isso é mito. Se a pessoa é bem resolvida no que diz respeito à sexualidade a idade não interfere. Se o problema for falta de hormônios, hoje já tem tratamento e as pessoas com idade madura podem desfrutar de uma sexualidade plena.
10- Existe algum medicamento que pode diminuir o desejo sexual?
Sim, alguns antidepressivos, medicamentos para regime, entre outros podem interferir no desejo.
Carmen Janssen: Sexóloga, docente dos cursos de pós-graduação Latu Sensu em Educação e Terapia Sexual do ISEXP/PUC. Palestrante Internacional e autora do livro Massagem Sensual para Casais Enamorados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, comentários obscenos ou que contenham alguma forma de publicidade, não autorizada pela administração, poderá ser excluído do nosso blog e dificultará futuras parcerias.
Assinar os comentários com o link do seu blog ou site é perfeitamente aceitável.