Pesquise no Dicas Amor Sem Limite

Loading

Sexo perfeito em qualquer idade

Sexo não é só técnica, é emoção. Por isso, quando ficamos inseguras, a vida a dois balança. Sentir medo é natural, e ele até nos protege de alguns riscos, mas também pode nos paralisar. Daí a necessidade de encará-lo. Existem dois temores que acompanham as mulheres durante toda a vida erótica ou grande parte dela: o de se contaminar com alguma doença sexualmente transmissível e o de engravidar fora de hora. Para o primeiro, o “remédio” é simples: use camisinha em todas as transas, no sexo oral, anal e na penetração vaginal. Já a insegurança em relação a uma gravidez indesejada acompanha a mulher até a menopausa. Adolescentes chegam a abusar da pílula do dia seguinte, indicada apenas para emergências (quando a camisinha se rompe ou ocorre sexo sem consentimento, por exemplo). Para se prevenir, o caminho certo é ir ao ginecologista uma vez ao ano e decidir com ele qual o método mais adequado para você. Quando conseguimos resolver questões como essas e lidar com a insegurança, ficamos mais preparadas para as mil delícias de nossa sexualidade. A psicóloga especialista em sexualidade e comunicadora social Laura Muller, de São Paulo, autora de Altos Papos sobre Sexo – Dos 12 aos 80 Anos (Globo, 2009) e sexóloga do programa Altas Horas, da TV Globo, explica como ser feliz na cama em qualquer idade.
Aos 20, os temores são...
Não agradar
Encantar o parceiro parece prioritário quando a gente acabou de sair da adolescência. Tudo ainda é muito novo: o sexo, os ficantes, namorados, o jeito de ser mulher, de lidar com os sentimentos. A ideia central costuma ser dar prazer ao outro. Por isso, o receio de não satisfazer o homem leva a mulher a topar coisas que muitas vezes não está nem um pouco a fim. Sexo a três é um exemplo. Relação anal, para muitas delas, é outro.
“Existe muita pressão em cima das garotas: você tem de ser sarada, gostosa e topar tudo. Dá insegurança, claro! Fico meio sem graça de tirar a roupa na primeira vez que vou para a cama com um garoto porque não sou modelo, sou normal. Também encano se ele pede para começar com sexo oral”.
TATIANA, 22 ANOS, SECRETÁRIA, SOLTEIRA
Conselho de Laura
“Desista de agradar ao outro a toda hora. É uma me ta fora da realidade, inalcançável. Agradar quando for possível talvez já seja o bastante”.
Não ser perfeita
“Nesta primeira década da vida adulta, a busca pela perfeição atinge vários aspectos, como o trabalho, a aparência etc. Na cama, isso inclui variar posições, manter o desejo em alta, dar e sentir prazer. E se alguma coisa falhar? Se faltar tesão, se você não curtir a penetração ou o sexo oral? Socorro! Dá medo. De quê? De que aquela fantasia, cultivada desde a adolescência, da transa perfeita, maravilhosa e ideal comece a desmoronar”.
“Ainda sou virgem aos 25 anos porque fico esperando o momento ideal. Acho que tem de ser com um namorado – não ficante – e idealizo a situação, com a luz, a música, tudo. Minhas exigências diminuíram porque amadureci. Mas ainda espero alguém que me abrace depois e me ligue no dia seguinte”.
TEREZA, 25 ANOS, PESQUISADORA, SOLTEIRA
Conselho de Laura
“Deixe, sim, que os ideais desmoronem. Nada é perfeito. Essa busca da perfeição é insana e sempre será insatisfatória. Renuncie já a ela. Você verá que, assim, as coisas ficam mais leves. E bem mais gostosas!”
Aos 30, os temores são...
Não ter orgasmo
“Já faz um tempo que o fato de a mulher atingir ou não o clímax é motivo de dor de cabeça entre casais. Cerca de 30% das mulheres têm dificuldade para chegar lá. Vêm de supetão as perguntas do parceiro: “Você gozou? Por que não? Qual o problema?” E a mulher se pergunta: “Será que eu tenho defeito?” Com isso, cresce a insegurança. Fingir é péssima escolha: assim se perde a oportunidade de encontrar o caminho para virar o jogo”.
“É muito frustrante transar sem ter orgasmo. Você se prepara, investe na relação, na lingerie, depilação, no perfume, e seu desejo morre na praia. Acontece mais nas primeiras vezes com um novo parceiro. Fico insegura de dar errado, de não agradar, não ficar satisfeita e, então, dou uma travada”.
PAULA, 37 ANOS, FUNCIONÁRIA PÚBLICA, SEPARADA
Conselho de Laura
“Procure se conhecer melhor. Orgasmo é questão de aprendizado e descoberta. E busque a ajuda de um psicólogo se quiser aprofundar as questões emocionais que podem estar impedindo o seu prazer”.
Ser trocada
Entre os 30 e 40 anos, o temor de perder o parceiro para uma mulher mais jovem pode deixar você insegura e comprometer sua espontaneidade na cama. É preciso entender, porém, que a vida passa e, se tudo correr bem, a gente chega à velhice. Sim, há mudanças corporais e também emocionais. Mas quem não aceita nem valoriza esta etapa pode se sentir ameaçada e acabar fantasiando esse abandono por causa de uma jovem.
“Meu namorado é oito anos mais novo do que eu, e isso sempre foi um problema para mim. Morro de medo de ele encontrar uma garota com o frescor que eu tinha, os planos e o pique para a balada que não possuo mais. Entrei para a academia de luta, faço pilates, corro e até comecei a mentir a idade”.
ISABEL, 35 ANOS, BIÓLOGA, SOLTEIRA
Conselho de Laura
“Cabe a cada mulher valorizar seu corpo e sua história. Mesmo que você veja em todo canto homens de 40 (ou mais) com mulheres de 20 anos (ou menos!), pergunte a si mesma: “Será que esse é o homem que eu quero?” Ou seria melhor estar ao lado de alguém que combinasse, de fato, com você?”

Aos 40, os temores são...
Não ser desejável
“Sim, você chegou à fase dos 40 e seu corpo mudou. Está insatisfeita? É possível cuidar um pouco mais da saúde e da aparência? Se for, que bom! Investir nisso faz a gente se sentir bem. O problema é depositar todas as fichas na aparência e achar que a vida amorosa e sexual se baseia apenas no aspecto físico. É terreno fértil para aumentar a insegurança de não mais despertar desejo no parceiro. E engolir o seu prazer, a sua autoestima”.
“Eu me separei há quatro anos, depois de 13 de casada, e tive alguns namorados, mas nada sério. Agora não estou saindo com ninguém. Sempre me achei bonita e sou vaidosa, mas fiquei insegura: será que ainda sou atraente? E até quando serei? Os homens da minha idade preferem moças”.
ELIZA, 43 ANOS, ENFERMEIRA, DIVORCIADA
Conselho de Laura
“Calma! Aos 15 anos, até dá para crer que aparência é tudo na vida. Mas, aos 40, é hora de deixar para lá essa ideia imatura. Pense na estrada que você trilhou, com todos os aprendizados, as descobertas e conquistas. Esse conjunto compõe a pessoa que você é. E esse seu jeito de ser por completo é que falará mais alto no momento do desejo”.
Não namorar
“É nesta fase que muitos casais se separam. Surge o desafio do recomeço: de conhecer novas pessoas, encontrar outros rumos, iniciar relacionamentos. Muitas vezes o homem especial para namorar – ou casar – custa a aparecer. Divertir-se com quem não é tudo aquilo que você quer passa a ser uma opção. E também um fator de insegurança: “Será que esse é o meu destino sexual agora?” Pior: “Terei de me contentar com isso?””
“Não gosto da ideia de só ter transas de uma noite. Numa relação sem envolvimento, em que não há uma projeção do casal para o futuro, o sexo nunca é tão bom quanto numa em que haja afeto, com um parceiro especial – nesse caso, a cama vai ficando cada vez melhor. Temo não ter mais isso.”
ZÉLIA, 47 ANOS, PROFESSORA, SEPARADA
Conselho de Laura
“Abra-se para aqueles relacionamentos que, de fato, valem a pena. E se eles não se revelarem tão bons assim? Não tem problema: parta para outras experiências. Afinal, a possibilidade de se movimentar e de fazer as próprias escolhas é a graça da vida adulta, não é mesmo?”
Aos 50+, os temores são...
Perder o prazer
Aos 50, a menstruação falha ou para, e uma série de mudanças no corpo e também nas emoções se inicia, ditada pelas alterações hormonais da menopausa. A vagina às vezes não produz tanta lubrificação; o desejo não vem com a mesma intensidade; o orgasmo custa mais a ser alcançado. E bate o temor de não ser feliz na cama; de doer; de o sexo perder a graça; de ficar tão irritada a ponto de não suportar a presença de um homem ao lado.
“Estou no climatério e me assusta a possibilidade de perder o tesão e a lubrificação quando a menopausa chegar, porque isso aconteceu com mais de uma amiga minha. Pensar que, por essa razão, meu marido pode um dia sair atrás de mulheres mais novas me entristece e me deixa muito insegura”.
CRISTIANE, 50 ANOS, EMPRESÁRIA, CASADA
Conselho de Laura
"Há tratamentos para amenizar os sintomas da menopausa – veja com o ginecologista. E lembre-se de que sexo começa na cabeça: tenha abertura para se adaptar a essas mudanças, retomando sua segurança, e seu prazer não irá embora”.
Ficar nua
Tirar a roupa na frente de um homem pode ser uma delícia. Mas não quando a gente teme decepcioná-lo. Muitas vezes esquecemos que uma mulher de 50 anos tem o corpo de uma mulher de 50 anos. Assim como a de 20 aparenta 20. Claro que podemos cuidar da saúde e do visual para viver bem em todas as faixas etárias. Mas não adianta querer ser o que não é. Talvez mais interessante seja saborear o que cada fase traz.
“Eu, que sempre gostei de transar à meia luz, agora só consigo no escuro, porque não deixo meu marido me ver sem roupa de jeito nenhum. Claro que ele sabe que meu corpo mudou, mas não tolero a ideia de ser rejeitada na cama. Preciso conversar logo com ele, só que eu ainda não tive coragem”.
KÁTIA, 56 ANOS, SOCIÓLOGA, CASADA
Conselho de Laura
“Tenha em mente que sexo é mais do que um corpo transando com outro. É você, como um todo, com seu repertório pessoal, se relacionando com o parceiro e a história dele. Esse olhar enriquece a relação e mostra que somos humanos, passíveis de falhas. Talvez isso nos ensine a deixar os temores de lado”.

Fonte: Revista Claudia

Um comentário:

Caro leitor, comentários obscenos ou que contenham alguma forma de publicidade, não autorizada pela administração, poderá ser excluído do nosso blog e dificultará futuras parcerias.
Assinar os comentários com o link do seu blog ou site é perfeitamente aceitável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...