Pesquise no Dicas Amor Sem Limite

Loading

As novas regras do amor e do sexo


As novas regras do amor e do sexo
Vivemos em um mundo de constantes upgrades, mas, por alguma razão, muitos casais ainda seguem a versão 1.0 dos conselhos amorosos. Hora de clicar em atualizar. "Seguir regras específicas pode reduzir a probabilidade de você prestar atenção na sua voz interior e nas suas experiências", diz Bethany Marshall, autora de Deal Breakers: When to Work on a Relationship and When to Walk Away (inédito no Brasil). Comece com estas instruções modernas.
Morar junto antes de casar é ruim para o relacionamento?
De acordo com as mais recentes descobertas do National Center for Health Statistics, nos EUA, casais que moram juntos antes de trocar alianças têm as mesmas chances de um casamento feliz que os pares que não compartilharam um endereço antes de subir ao altar. "Os casais apenas precisam ser honestos sobre por que estão decidindo morar juntos", diz Bill Cloke, autor de Happy Together: Creating a Lifetime of Connection, Commitiment and Intimacy (inédito no Brasil). "É um teste de resistência para avaliar se o relacionamento está em boa forma, com a opção de abandoná-lo se não estiver? Essa é uma ideia falha do começo ao fim."

E nada de compartilhar o mesmo teto para economizar grana ou porque a pessoa com quem um de vocês dividia apartamento acaba de se mudar. Assuma antes um compromisso afetivo. Isso vai ajudar inclusive na hora de solucionar os pequenos e inevitáveis problemas do início da convivência. "De modo geral, as pessoas têm experiências diferentes sobre dividir um teto — um morou com a mãe, outro é acostumado a morar só, um nunca colaborou com serviços domésticos. E essas diferenças podem dificultar as coisas no começo", observa Mara Pusch, psicóloga e professora da Universidade Federal de São Paulo. E o que fazer quando estilos diferentes ameaçam se chocar sob o mesmo teto? "Basta ter paciência, além de muita disposição em aceitar o outro e em aprender com as diferenças."

Perguntar se ele quer ter filhos é uma péssima ideia?
Para alguns homens, falar sobre filhos ainda tem o poder de uma bomba de fragmentação. Mas nem por isso você deve se ater à velha regra que proíbe falar sobre isso antes de o relacionamento ficar muito sério. "As pessoas precisam deixar claro quais seus projetos de vida, planos, sonhos, e isso também inclui o que elas pensam sobre ter ou não filhos", observa Mara.

Mas, antes de tocar no assunto, avalie se é a hora certa. O único risco, para quem tem pressa, é tentar forçar uma intimidade que ainda não existe — aí, sim, o efeito pode ser danoso. "Outro erro é tentar controlar a situação, escondendo o que pensa e criando uma personagem, acreditando que, assim, você conquistará o outro." Se o momento chegar e a intimidade já existir, mas ainda faltar um gancho para puxar a conversa, apele para a curiosidade recorrendo às pesquisas nacionais. (Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em dez anos, de 1996 a 2006, o percentual de casais sem filhos em relação à quantidade total de arranjos familiares brasileiros cresceu de 13,1 para 15,6. Já o percentual de casais com filhos caiu de 57,4 para 49,4 no mesmo período.) Ou então mencione, como quem não quer nada, a situação da Europa, onde a população envelhece cada vez mais porque muitos casais simplesmente decidiram não ter filhos. A partir daí, o papo, os planos e as decisões são com vocês.

Mas lembre-se do que já dissemos: conhecer o outro é essencial para o relacionamento dar certo. "E tenha sempre em mente que valores e sonhos podem unir ou distanciar as pessoas", conclui Beatriz.

Sexo sem compromisso não evolui para algo mais sério?
O companheiro de uma noite pode virar parceiro de uma vida: um estudo recente da Universidade de Iowa, nos EUA, sugere que o sexo casual algumas vezes evolui para uma relação baseada em compromisso. "De acordo com nossa pesquisa, um percentual significativo de relacionamentos atuais começou com sexo não romântico", afirma Anthony Paik, professor assistente de sociologia e autor do estudo. O sexo sem compromisso deixou de ser um tabu. "As pessoas hoje veem isso como um aspecto normal e previsível da vida e não deixam que contamine ou envenene o início de um relacionamento."

Como aumentar as chances de aquele seu rolo virar algo sério? Mude o ritmo. Por mais íntimo que tenha sido o primeiro encontro, resista à tentação de vê-lo todos os dias e evite passar a noite com ele toda vez que saírem juntos. É preciso dar tempo e oportunidade para a relação crescer e se aprofundar, segundo Beatriz Cardella, psicóloga e autora do livro Laços e Nós: Amor e Intimidade nas Relações Humanas (Ed. Agora, 192 págs., R$ 45). "E isso só poderá acontecer com a convivência e com o conhecimento mútuo", diz ela.

Outro cuidado é evitar confundir sexualidade com intimidade. "O perigo existe quando se acredita que o sexo é sinal de intimidade ou o único ponto de partida. Ele torna-se realização quando flui naturalmente e é colorido pelo afeto e pelo desejo de se abrir ao outro, o que acontece quando há convívio", diz Beatriz. Aprender a viver junto — na cama ou fora dela — é um dos mais importantes alicerces de uma relação saudável.

Para ser bom, o sexo precisa ser espontâneo?
"Sexo espontâneo é um mito", afirma Laurie Mintz, autora de A Tired Woman’s Guide to Passionate: Reclaim Your Desire and Reignite Your Relationship (inédito no Brasil). A maioria das noites ardentes que você passou sob os lençóis ao longo do seu relacionamento foi planejada, antecipada e orquestrada. Você e ele paqueraram durante um jantar romântico? Você vestiu aquela lingerie sexy certa manhã pensando em como seria a noite? Você agendou o sexo. E, conforme o relacionamento vai se aprofundando, planejar se torna ainda mais essencial. "Quando os casais não têm mais a paixão orquestrada dos encontros, é importante parar de esperar que o sexo aconteça de repente", diz Laurie. "É preciso conscientemente buscar tempo para isso." A boa notícia é que a paixão agendada tem potencial para ser mais ardente do que a espontânea. Isso porque a antecipação e a preparação podem funcionar como uma preliminar que dura o dia inteiro, aumentando a tensão, que irá culminar quando vocês se encontrarem.

Não posso ir dormir com raiva?
Uma crença comum é a de que se você não resolver um conflito na hora o problema irá continuar no dia seguinte. A verdade é que a maioria dos casais não entra em acordo quando está com raiva. A solução: durma com o problema, mas comprometa-se a resolver as coisas sob a luz do dia. "Quando você mantém a raiva por algum período antes de expressá-la, tem tempo de processar os sentimentos e ganha controle sobre eles", diz Bethany Marshall. Além disso, o cérebro precisa de descanso para poder consertar as coisas. A privação de sono prejudica o julgamento, diminui a concentração e reduz a habilidade de solucionar problemas, além de alterar o equilíbrio dos neurotransmissores responsáveis pelo humor. Lembre-se, de segurar sua raiva com o intuito de digeri-la, e não para fugir dos problemas ou criar uma barreira no relacionamento.

Não posso falar sobre dinheiro, a não ser que esteja casada?
O assunto é um dos três que mais geram discussões entre casais. "Essa questão pesa muito na hora de construir ou destruir uma relação", diz Mara Pusch. "O dinheiro está ligado ao sucesso, à carreira e aos projetos de vida. E, quando ele entra em cena, a situação pode complicar porque as pessoas estão mais individualistas e querem, cada vez menos, abrir mão da maneira como lidam com isso."

Como, então, saber qual é a dele em relação a dinheiro? "Abrir o jogo, mas naturalmente", sugere Mara. Ou seja: nada de agendar conversas sobre finanças. Deixe o tema vir à tona. Você não precisa contar no primeiro encontro que tem 40 mil reais na poupança, mas deve mostrar qual bagagem financeira está trazendo antes que as coisas fiquem sérias. Se está comprometida com as prestações do carro ou cortou o cartão de crédito para evitar cair na tentação de gastar, não importa: fale e encoraje o moço a fazer o mesmo. Também é importante descobrir se você e ele lidam com dinheiro da mesma maneira. Nos primeiros sinais de conflito, aproveite para exercitar o diálogo. Mara dá outro exemplo: "Se você comprou uma maquiagem cara, ele achou um absurdo e disse que você está gastando demais, explique que você trabalha e tem todo o direito".Outro conselho: conforme a relação for ficando séria, sincronize os hábitos de consumo e faça um orçamento que ambos respeitem (diga se não puder cumprir).

O modo como vocês, como casal, gastam e economizam dinheiro vai afetar não só a vida cotidiana mas também os planos que podem fazer para o futuro

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, comentários obscenos ou que contenham alguma forma de publicidade, não autorizada pela administração, poderá ser excluído do nosso blog e dificultará futuras parcerias.
Assinar os comentários com o link do seu blog ou site é perfeitamente aceitável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...