Pesquise no Dicas Amor Sem Limite

Loading

Brigas dentro do relacionamento: quando esse comportamento pode levar à separação?



Como todos sabem, casais que brigam demais têm grandes chances de se separarem em um futuro próximo. Mas uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos EUA, procurou observar quais padrões de conflito são os que mais levam ao fim de um relacionamento.
Um padrão particularmente ruim é aquele em que um dos parceiros tenta resolver o conflito de forma construtiva, discutindo os pontos em desacordo de forma calma, explicando seus pontos de vista e entendendo as questões postas pelo parceiro. Esse tipo de comportamento não leva a lugar algum caso o outro parceiro também não se proponha a ter o mesmo tipo de atitude, diz a pesquisa.
“Esse tipo de padrão é bastante negativo para a longevidade do casamento”, diz Kira Birditt, autora principal do estudo publicado no periódico Journal of Marriage and Family. “Parceiros que lidam com o conflito de forma construtiva podem ver a outra pessoa – mais destrutiva e com emoções negativas muito intensas – como algo que desestimule o investimento na relação e esse tipo de casamento tende a esfriar”. Ao contrário, casais em que ambos trabalham para resolver os conflitos têm os menores índices de separação, aponta a pesquisadora.
Os dados analisados pelos pesquisadores vieram de um estudo anual feito com mais de 370 casais acompanhados durante 16 anos a partir do primeiro casamento. O estudo observou tanto padrões de comportamento individuais quanto do casal, analisando também como as pessoas se comportavam após a separação.
No total, os pesquisadores apontam que 29% dos maridos e 21% das esposas indicavam algum nível de conflito dentro do casamento já no primeiro ano de vida conjunta. Ao final do estudo, 46% dos casais haviam se separado.
Mudança no comportamento modifica a tendência negativa
A boa notícia observada pelos pesquisadores foi que os comportamentos individuais se modificavam com o passar do tempo e, caso haja uma adaptação no estilo de conflito (o parceiro menos comunicativo aprender a lidar de forma mais ponderada com os problemas) as chances do casal continuar junto aumentam.
Em termos gerais, a pesquisa também concluiu que a maioria dos maridos tentava lidar com as situações de conflito de forma construtiva, comparados com as companheiras. Mas com o passar do tempo as esposas também diminuíam os comportamentos agressivos, enquanto o comportamento masculino mantinha uma média constante.
Homens são mais comunicativos ou mulheres são mais sensíveis?
“Os problemas de agressividade entre as esposas observados no início do casamento tendem a se resolver com o tempo. Por outro lado é possível desenvolvermos a hipótese de que o relacionamento e a qualidade do casamento são muito mais importantes para essas mulheres do que para os homens, e como resultado disso elas se sobressaltam mais constantemente usando de estratégias de conflito para tentar resolver os problemas de forma mais rápida”, aponta Birditt indicando que os problemas conjugais podem atingir diferentemente homens e mulheres e, consequentemente, as respostas são diferentes.
“Esperamos que nosso estudo contribua para entendermos a complexidade dos conflitos entre maridos e esposas, e assim somarmos informações a outros trabalhos para  desenvolver explicações úteis para as mudanças ou instabilidades observadas entre os casais”, conclui a pesquisadora.
-Fonte: University of Michigan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, comentários obscenos ou que contenham alguma forma de publicidade, não autorizada pela administração, poderá ser excluído do nosso blog e dificultará futuras parcerias.
Assinar os comentários com o link do seu blog ou site é perfeitamente aceitável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...