Pesquise no Dicas Amor Sem Limite

Loading

Química da atração sexual – Parte III


Há muitas peças no quebra-cabeça que parecem não ter explicação, como o chamado “amor à primeira vista” e aquele magnetismo que às vezes acontece entre duas pessoas que não se conhecem. Bob Morgan, ex-professor de psicologia e atual diretor da Adapt (uma ONG especializada na recuperação de viciados), diz que as sensações iniciais de luxúria ou química se dão definitivamente por conta da necessidade de propagação da espécie, o que explica por que essa atração ocorre tão rapidamente. Ela cumpre seu papel biológico e depois de cumprir seu dever, vai embora. Para que um relacionamento se mantenha estável e satisfatório, essa atração tem que ser substituída por amor. Morgan diz que a atração inicial que ocorre entre as pessoas é um “estado humano natural” e que faz parte da natureza do ser humano buscar essa conexão, a química faz parte da nossa necessidade natural de amar e ser amado.

O melhor indicador da longevidade de um relacionamento, segundo Morgan, é a maturidade emocional. Quão bem uma pessoa se conhece e se aceita é um medidor direto do que ela vai trazer para um relacionamento. William Menninger, co-fundador da clínica The Menninger Clinic, lista estes itens que indicam maturidade emocional:
- Habilidade de lidar construtivamente com a realidade;
- Capacidade de se adaptar a mudanças;
- Certa liberdade de sintomas que são produzidos por ansiedade e preocupação;
- Capacidade de encontrar maior satisfação em dar do que em receber;
- Capacidade de se relacionar com outras pessoas com satisfação e ajuda mútuas;
- Capacidade de grandeza, ou seja, de transformar a energia negativa de alguém em criatividade e soluções construtivas;
- Capacidade de amar.

Segundo Morgan, a situação de cada pessoa é distinta e de acordo com a fase da vida em que ela se encontra, quanto ela aprendeu e quão emocionalmente madura ela é. Essas coisas mudam a influência que cada um dos quesitos da atração tem quando se vai escolher um parceiro.

Virginia Satir – terapeuta reconhecida e renomada mundialmente, professora, autora e criadora de diversos métodos de aconselhamento usados ao redor do mundo – tem outro ponto de vista. Segundo ela, as pessoas “casam para conseguir” – conseguir aqueles atributos que elas próprias não têm. Quando opostos se atraem, é porque eles encontram no outro aquelas características que admiram mas que não possuem, buscando, subconscientemente, completar a si mesmos. De acordo com Virginia, a atração não tem muito a ver com compatibilidade, mas mais com um processo psicológico.

Virginia explica por que os opostos se atraem, mas o que os mantém juntos? Quando a explosão inicial cessa, eles têm poucos interesses em comum. Eles precisam se agarrar ao que está lá no fundo para se manterem. Bob Morgan diz que ele e sua esposa são assim. Eles partilham os mesmos valores, mas costumam se contrariar em quase todos os outros aspectos. Quando é preciso tomar alguma decisão, os dois tendem a tomar decisões opostas mesmo sem saber o que o outro decidiu. Ter interesses e paixões diferentes poderia facilmente criar um abismo entre os dois, mas o amor supera essas diferenças. A definição preferida de “amor” de Morgan é: “Quando as suas necessidades são tão importantes quanto as minhas necessidades”. Esse tipo de amor é mais forte de luxúria, atração, interesses comuns, instintos animais, influência social e até mesmo auto-estima. Quando você é capaz de amar dessa forma, você pode encontrar o amor em alguém parecido com você ou diferente de você física ou psicologicamente. Há muitas “regras” quando se trata de química, mas regra nenhuma quando se trata de amor.

Esforce-se para ser uma pessoa emocionalmente madura, pronta para dar e receber amor. Desafie-se a sair do paradigma de relacionamentos que você próprio criou. Conheça-se primeiro e quando você estiver seguro com relação a quem é e a quem vê quando olha pro espelho, você será capaz de aceitar qualquer parceiro. Uma vida saudável em que você está feliz consigo mesmo afeta sua psique e seus hormônios, fazendo com que você seja mais atraente pros outros. Quanto mais ciente você estiver disso, mais fácil será de deixar a “mágica” acontecer naturalmente.

Fonte:http://segredosdacama.com.br/sexo-e-os-sentidos/quimica-da-atracao-parte-iii.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, comentários obscenos ou que contenham alguma forma de publicidade, não autorizada pela administração, poderá ser excluído do nosso blog e dificultará futuras parcerias.
Assinar os comentários com o link do seu blog ou site é perfeitamente aceitável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...